As condições médicas que são especialidades do Dr. Carlos Frias.
Patologias

Adenomiose

A adenomiose é causada pela proliferação de células endometriais no miométrio, provocando processo inflamatório e aumento do volume do útero. Sintomas como sangramento anormal, dores pélvicas intensas, dispareunia (dor durante as relações sexuais), estresse e até depressão e infertilidade podem estar relacionados a adenomiose.

O procedimento é similar ao realizado no tratamento do mioma uterino. Por meio de uma punção com agulha fina na artéria femoral (situada na virilha), fios e cateteres são introduzidos até alcançar as artérias uterinas, onde micropartículas são injetadas para bloquear os vasos nutridores da adenomiose.

Diversos trabalhos (como os de Siskin et al, 2001., Jha RC et al, 2003. Kitamura Y et al, 2006. Kim et al, 2007. Martin Popovic et al 2011.) demonstram bons resultados na melhoria dos sintomas e diminuição da espessura da zona juncional.

O tratamento minimamente invasivo da adenomiose por meio da embolização das artérias uterinas representa uma ótima alternativa com bons resultados na resolução dos sintomas, preservando o útero.