As condições médicas que são especialidades do Dr. Carlos Frias.
Patologias

Mioma Uterino

Mioma uterino é uma lesão benigna frequente em mulheres em idade fértil. Pode se apresentar como lesões únicas ou múltiplas.

Nem sempre o mioma acarreta sintomas, mas quando é sintomático, a mulher pode apresentar sangramento anormal, dor pélvica, distúrbios urinários, dentre outros. O diagnóstico e indicação de tratamento deve ser feito pelo ginecologista. Dentre as opções de tratamento destacam-se: o tratamento medicamentoso, a miomectomia, a histerectomia e também a embolização das artérias uterinas.

A embolização das artérias uterinas é realizada por meio de punção com agulha fina na artéria femoral (situada na virilha) seguido pela introdução de fios e cateteres até alcançar as artérias uterinas, onde micropartículas são injetadas para bloquear os vasos nutridores do mioma, causando assim a interrupção do suprimento sanguíneo e levando à morte dos tumores.

Revisão da literatura realizada por Golzarian (2010), demonstra que a técnica da embolização uterina é minimamente invasiva, de rápida recuperação, com baixo índice de complicações e alto índice de sucesso.