As condições médicas que são especialidades do Dr. Carlos Frias.
Patologias

Varizes Pélvicas

As varizes pélvicas são importante causa de dor abdominal em mulheres. São veias dilatadas que geralmente surgem ao redor do útero, trompas e ovários. A dilatação das veias na pelve ocorre pelo mesmo motivo que a dilatação das veias nas pernas (varizes): a insuficiência de suas válvulas e o aumento da pressão venosa. Essa insuficiência nas válvulas venosas pode ocorrer de forma isolada ou de forma secundária a algum outro distúrbio. As varizes pélvicas podem provocam dor pélvica (com característica de piora no final do dia), dispareunia, incontinência urinária (perda de urina) e sangramento anormal.

O médico angiorradiologista realizará um estudo dos vasos pélvicos e abdominais para determinar a causa e definir melhor forma de tratamento. Na sua forma mais comum as varizes pélvicas ocorrem devido insuficiência da veia ovariana. Nestes casos o tratamento minimamente invasivo consiste na embolização desta veia com o uso de partículas metálicas (molas) e de uma solução líquida esclerosante (chamada Polidocanol), através de pequena punção de vaso na região da virilha ou pescoço.

Uma revisão da literatura (Mahmoud et al, 2016) demonstrou melhora dos sintomas em mais de 80% das pacientes tratadas com a técnica endovascular.

A embolização de varizes pélvicas é considerada tratamento de primeira escolha, com resultados superiores ao tratamento medicamentoso e cirúrgico, com baixo índice de complicações e rápida recuperação.